Por que as pessoas não gostam de ouvir a verdade?

Uncategorized

Objetivo: Apresentar algumas situações onde a verdade pode causar medo ou profunda tristeza nas pessoas, mas com amor, devemos sempre dizer a verdade.

“Vale muito mais a repreensão feita com franqueza e sinceridade, do que um amor demasiado reservado.
Feridas, quando feitas por um amigo, são muito melhores do que beijos de quem nos quer enganar.”

Provérbios 27:5,6

Com certeza você já deve ter ouvido isso, que pessoas não gostam de ouvir a verdade. Pasmem!!! Isso é verdade que no meu ponto de vista, não deveria ser assim.

Como o assunto aqui é sobre verdade (mas nenhuma bem específica), então, tenho que dizer a verdade, sem “rodeios”, queira você ou não, mas o motivo ou a causa disso é devido ao pecado. O pecado é devastador, esse ato de transgressão, deixa as pessoas com medo da verdade, podemos ver a primeira cena disso após a queda de Adão e Eva.

Após os dois cometerem o pecado, veja o que a bíblia diz:

Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.

Gênesis 3:7-10

Atente, que ninguém consegue enganar a Deus, e Adão e Eva sabendo disso, esconderam, por que tiveram medo, ou seja, da verdade. Deus ali revelaria o pecado dos dois.

Veja agora uma atitude cotidiana das pessoas, culpar alguém. Foi o que aconteceu na conversa com Deus e Adão. Neste caso, Adão, jogou a culpa em Deus e na mulher: “a mulher que me deste, me destes de comer” (Gênesis 3:12)

Temos outro episódio ocorrido na época de Jesus, mas esse não gerou exatamente um medo, mas uma tristeza profunda no coração daquele que ouviu a verdade. Muitos já conhece a cena, aonde o jovem rico aproxima-se de Jesus, e pergunta ao mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?

E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Lucas 18:18-24

Repare, como o jovem iniciou a conversa: “bom Mestre…”, o termo bom é de uso tipicamente politico, a qual, elogiando a outra pessoa para obter algo favorável a sua vontade. Aqui ele usa de uma conduta a qual conhecemos hoje de “politicamente correto”. Mas Jesus, que não conhecia aquela pessoa, mas conseguia ler seu coração, não aceitou aquele elogio e desviou para o Pai (somente Deus é bom), não porque Jesus não seja bom, mas, porque Jesus sabia o que o jovem precisava ouvir.

Jesus falou com amor e brandura, para aquele príncipe, mas ao receber a verdade, saiu profundamente triste. Então é notável que ele amava mais o dinheiro do que Deus ou a Jesus, e isso é um pecado, transgressão do primeiro mandamento.

Infelizmente, nesta últimas gerações, as coisas estão piorando, pois, os pais tem mimado bastante os filhos, “colocando a mão sobre a cabeça”, encobrindo os erros só para não deixá-los tristes. Pense numa situação que esses filhos encontrem com Jesus, e Jesus semelhantemente (no episódio semelhante ao do jovem rico ou num outro contexto aonde devesse expor a verdade) dá uma resposta, amorosa e terna, mas com toda clareza da verdade, essas pessoas iriam ficar profundamente tristes.

Devemos aprender a ouvir a verdade, não importa de quem venha, pois, ao acobertarmos os nossos erros e pecados, nunca poderemos crescer e nos tornarmos uma pessoa melhor para nós mesmo e para os outros. Por isso, seguindo os passos do mestre, sejamos amorosos ao falar, e sei que um verdadeiro cristão irá falar a verdade para poder a guiar e ajudar aquele quem precisa.

Espero que nesta postagem pude esclarecer a intenção da chamada no título. Se tens algum outro bom exemplo e queira compartilhar, comente abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *